Ele está associado ao casamento na mesma intensidade que o vestido de noiva, mas seu significado está além da composição do traje da noiva.
Vamos contar para vocês um pouquinho sobre essa história.
Tudo começou na Grécia antiga, onde o costume naquela época era levar o buquê feitos por ramos de ervas para atrair bons fluidos e afastar o mau-olhado.
Durante o período da Idade Média as noivas faziam o trajeto a pé para a igreja, no qual recebiam flores, ervas e temperos para lhe trazerem sorte e felicidade, formando assim, no final do trajeto, um buquê.
Outra curiosidade é que na antiga Polônia, acreditava-se que, colocando açúcar no buquê da noiva, seu temperamento se manteria "doce" ao longo do casamento.
A tradição de jogar o buquê para as convidadas começou a partir do século 14, na França. Esse hábito substituiu outro: antes, elas pegavam um pedaço do vestido da noiva para ter sorte.
Já na época Vitoriana, século XIX, era impróprio declarar abertamente seus sentimentos, então criou-se a “Linguagem das Flores” para demonstrar suas intenções sem falar nenhuma palavra. Os buquês passaram a ser escolhidos pelo significado das flores.
E por falar em significado, vale conferir os significados das flores, assim fica mais fácil a escolha das flores para elaborar o seu buquê.
Azaleia: romance
Camélia: beleza e virtude
Copo de leite: felicidade e pureza
Cravo: fertilidade e inocência
Crisântemo: paixão
Dália: delicadeza
Flores do campo: felicidade
Gérbera rosa e amarela: alegria, nobreza e simplicidade
Girassol: vida, força e integridade
Jasmim: sorte, alegria e amor
Margarida: pureza e inocência
Miosótis: amor sincero
Orquídea: sensualidade
Rosa vermelha: amor e delicadeza
Rosa champanhe: admiração e simpatia
Rosa amarela: felicidade
Rosa branca: pureza e paz
Se você é uma pessoa indecisa, ou que gostou de mais de um significado, pode juntar diferentes tipos de flores e cores, com harmonia e charme.
Com esse leque de opções, você pode escolher a mensagem que quer passar com o seu buquê no seu grande dia, sabendo que ele é mais que uma tendência de casamento atual.Lembrando que o seu buquê pode ser de qualquer flor, cor ou tamanho, mas o mais importante é que ele combine com seu estilo!